Este site utiliza cookies para um correcto funcionamento. Saiba Mais. Ao continuar a navegar concorda com as Condições de Utilização.
Bancos de Portugal

Como saber quanto deve de crédito às Instituições financeiras

É possível, mesmo sem sair de casa, e de forma online, saber quanto deve de crédito às Instituições financeiras autorizadas em Portugal. A consulta de informação está disponível desde o último mes corrente, até um período máximo de 5 anos.

O processo é relativamente simples e quase imediato, permitindo obter as dividas contraídas aos bancos a operar em Portugal, bem como outras instituições financeiras autorizadas.

Toda a informação que irá obter a partir do mapa de responsabilidades de crédito, é credível e disponibilizada pelo Banco de Portugal, que agrega a informação fornecida pelas instituições financeiras autorizadas a emprestar dinheiro em território nacional.

Como obter o Mapa de Responsabilidade de Crédito com todas as suas dívidas

Para consultar a informação sobre os créditos em seu nome:

  1. Aceda à página do site do Banco de Portugal em https://www.bportugal.pt/area-cidadao/formulario/227;
  2. Seleccione uma data, ano e mês, para o qual quer visualizar os seus créditos;
  3. Leia e aceite as condições;
  4. Clique no botão Autenticar e obter mapa;
  5. Autentique-se utilizando os dados do Portal das Finanças ou através do Cartão de Cidadão (requer leitor de cartões e PIN);
  6. O download do ficheiro em formato pdf com o seu Mapa de Responsabilidade começará automaticamente e será descarregado no seu computador ou smartphone;
  7. Visualize a informação abrindo o ficheiro.

No mapa de responsabilidades de crédito, obtém dois tipos de informação:

Que devo fazer se a informação não estiver correcta

Qualquer questão sobre a Central de Responsabilidades de Crédito deve ser endereçada para o e-mail info@bportugal.pt.

Mas se detectar alguma incoerência ou tiver alguma dúvida acerca do montante dos seus créditos, deverá contactar directamente o banco ou a instituição financeira que lhe concedeu o empréstimo, pois ela é a única responsável pela informação disponibilizada pelo Banco de Portugal.