Private Banking: Como funciona, que serviços e quais os bancos

Logo de Private BankingPrivate banking é o conceito que define os produtos e serviços financeiros personalizados prestado por um banco ou outra instituição financeira credenciada a clientes privados com uma grande riqueza, quer em dinheiro, bens imobiliários ou mobiliários.

Alguns bancos comerciais e de investimento a operar em Portugal têm uma divisão própria de private banking que disponibilizam serviços e produtos à sua clientela mais exclusiva.

Quem pode aceder ao Private Banking

Embora as Instituições não divulguem o patamar mínimo de património, para se aceder a este serviço, têm-se generalizado o valor de um milhão de euros.

Como funciona o Private Banking

Ao cliente do Private Banking é atribuído um gestor pessoal que é o elo de comunicação com o banco, tendo como funções efectuar todos os seus pedidos, gerir o património, apresentar e encontrar as melhores soluções para a valorização do mesmo, em conjunto com os outros departamentos da instituição.

Que tipo de serviços e produtos disponibilizam

Porta de um cofre de um banco

Os clientes do private banking geralmente têm preços mais reduzidos em comissões bancárias e em serviços, taxas de juro TAEG mais baixas sobre hipotecas, empréstimos ou linhas de crédito.

Se tiverem contas ou transacções em moeda estrangeira, as taxas de cambio podem ser mais favoráveis, bem como as taxas de juro das suas contas poupança.

Os serviços disponibilizados ao clientes private variam de instituição para instituição, mas incluem, entre outros:

  • Depósitos à ordem em euros ou moeda estrangeira;
  • Depósitos a Prazo e Certificados de Depósito;
  • Consultoria de Investimento;
  • Fundos de Investimento;
  • Compra e Venda de Títulos (Acções, Obrigações, etc.);
  • Serviço de Custódia;
  • Créditos pessoais ou para investimento;
  • Planeamento e consultoria em impostos;
  • Operações estruturadas;
  • Cofres;
  • Seguros de vida;
  • Gestão e planeamento imobiliários.

Quais os bancos que têm Private Banking em Portugal

Identificamos as seguintes instituições financeiras que disponibilizam o serviço de private banking em Portugal: Atlantico Europa, BBVA, Millennium BCP, BPI, Carregosa, Credit Suisse, Edmond de Rothschild, EuroBic, Finantia, Invest, Português de Gestão e Santander. O Novo Banco foi obrigado a descontinuar a sua actividade de private banking pela Direcção da Concorrência da Comissão Europeia.

Atlantico Europa

Atlantico Europa

O banco Atlantico Europa tem o serviço de Wealth Management com gestão patrimonial integrada e personalizada, apoio especializado para clientes internacionais, financiamento personalizado e crédito imobiliário, oportunidades de investimento em todo o Mundo (ETF, Obrigações, fundos de investimento, Acções, etc) e concierge exclusivo 24 horas por dia.

Mais informação em: https://www.atlantico.eu/wealth-management

BBVA

BBVA

O banco BBVA tem a banca privada com um gestor de patrimónios, soluções de investimento, acesso ao Global Afluent & Private Banking Network BBVA e um cartão de crédito de prestigio.

Mais informação em: https://www.bbva.pt/pessoas/banca-privada.html

Millennium BCP

Logo Millennium bcp

O Millennium Bcp tem um serviço com um modelo de investimento que inclui um private banker cuja função é fazer um acompanhamento personalizado do cliente recorrendo aos Investment Advisors da Unidade Wealth Management para estruturação de um carteira especifica de investimentos.

Mais informação em: https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Private

BPI

O Private do banco BPI disponibiliza um Assessor Financeiro dedicado, serviços personalizados, soluções à medida (fundos de investimento, seguros de capitalização, planos poupança reforma, títulos, produtos estruturados, investimentos alternativos, derivados e aplicações taxa de juro), serviço de consultoria para investimento ou serviço de gestão discricionária de investimentos.

Mais informação em: https://www.bancobpi.pt/private

Carregosa

Banco Carregosa

A Banca Privada do Banco Carregosa disponibiliza um Private Banker que efectua um atendimento preferencialmente presencial, independentemente da localização do cliente, um serviço de homebanking, gestão discricionária e aconselhamento de património, execução e custódia de títulos, serviço de recomendações, produtos estruturados, subscrição de fundos e concessão de crédito para aquisição de valores mobiliários.

Mais informação em: https://www.bancocarregosa.com/pt/private-banking/

Credit Suisse

Credit Suisse

A sucursal em Portugal do banco Credit Suisse (Luxembourg) disponibiliza um serviço de Private Bank desde 1856, a particulares e famílias com um elevado património incluindo uma gestão holística e soluções de banca de investimento.

Mais informação em: https://www.credit-suisse.com/pt/pt/private-banking.html

Edmond de Rothschild

O serviço do Private Banking do Edmond de Rothschild analisa o património do cliente, assessorando-o em sintonia com a sua família e aspirações profissionais. A gestão patrimonial inclui consultoria familiar, análise e estruturação de activos, gestão customizada, diversificação de activos e consultoria de filantropia.

Mais informação em: https://www.edmond-de-rothschild.com/en/private-banking/presentation

EuroBic

Logo da nova marca EuroBic do Banco BIC Português

O Private do EuroBic aconselha e preserva o património dos seus clientes, acompanhando as mudanças nos seus objectivos, incluindo um concierge privado, prometendo uma relação de confiança e confidencialidade.

Mais informação em: https://www.eurobic.pt/Private

Finantia

Logotipo do Banco Finantia em Portugal

A Banca Privada do Banco Finantia presta um aconselhamento personalizado, discreto e confidencial produtos e serviços como Depósitos a Prazo e Certificados de Depósito, Consultoria para Investimento, Fundos de Investimento, Compra e Venda de Títulos, Serviço de Custódia e Contas em Moeda Estrangeira.

Mais informação em: https://www.finantia.com/pt/banca-privada/o-que-fazemos/

Invest

Banco Invest

O Banco Invest tem um serviço dirigido a particulares e empresas com um património financeiro superior a €100.000, que inclui um Private Banker, coordenado com a Equipa de Gestão de Activos, e ligação às áreas especializadas do Banco, nomeadamente a Área de Crédito e de Corporate Finance.

Mais informação em: https://bancoinvest.pt/o-que-fazemos/private-banking

Português de Gestão

Português de Gestão

O Banco Português de Gestão tem um serviço personalizado de private banking, vocacionado para clientes particulares, family offices e investidores, residentes em Portugal ou no estrangeiro, com soluções patrimoniais e financeiras à medida.

Mais informação em: https://www.bpg.pt/private-banking/

Santander

O Santander Private Banking inclui serviços exclusivos bancários como contas correntes de Private Banking, cartões de crédito, empréstimos, hipotecas e seguros; diversos produtos e soluções de investimento, acesso a financiamento, apoio ao investimento imobiliário, cartão de crédito Platinum e acesso a conhecimento especializado.

Mais informação em: https://www.santander.pt/private-banking

Outros serviços personalizados para quem não é milionário

A banca comercial em Portugal tem no entanto, outros serviços para clientes na faixa intermédia, com património a rondar os 6 dígitos.

A CGD tem a Caixa Azul com soluções à medida, um gestor dedicado e espaço exclusivo nas agências.

O banco Santander tem o Select, um serviço personalizado com acesso a produtos exclusivos ou em condições especiais, desde seguros de vida a crédito à habitação.

O banco Millennium BCP tem o Prestige, que disponibiliza um gestor personalizado, um conjunto de produtos e serviços distintivos, uma visão integrada do património financeiro e Condições de financiamento exclusivas para Crédito Pessoal, Crédito Habitação e Crédito Automóvel.

O banco BPI tem o Premier, um serviço de Assessoria Financeira personalizado, com espaços de atendimento personalizado, os Centros BPI Premier. O Assessor Financeiro acompanha o cliente na gestão diária da sua conta, serviços bancários e na tomada de decisões de investimento ou de financiamento.

O Bankinter tem o Premier, com a atribuição de um gestor dedicado que fará o acompanhamento especializado dos investimentos do cliente. Este serviço pode ser estendido a toda a família e incluir o cônjuge, filhos e pais.