Explicamos o que são fundos de investimento e quais as suas vantagens; Tipos de fundos de investimento: Fundos de Acções, Obrigações, Tesouraria, Mistos, Fundos de Fundos e ETF (Exchange Traded Fund); Como escolher o fundo adequado para investir; e Gestoras Portuguesas de Fundos de Investimento.
O que são fundos de investimento
Os fundos de investimento são produtos financeiros que visam angariar dinheiro de investidores particulares ou institucionais com o objectivo de o rentabilizar.
Estes fundos são geridos por grandes instituições financeiras e habitualmente comercializados aos balcões de bancos ou seguradoras. Desde Janeiro de 2020, que as sociedades gestoras de fundos de investimento e de titularização de crédito são supervisionadas pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Todo o dinheiro aplicado nos fundos é convertido em Unidades de Participação (UP), que são distribuídas entre os investidores, passando estes a ser detentores de uma parte da carteira, proporcional ao capital investido.
O valor das UP é actualizado diariamente, durante os dias úteis, reflectindo os ganhos ou perdas do investimento do Fundo.
Quais as vantagens dos fundos de investimento
As principais vantagens são a gestão profissional, diversificação do investimento, elevada liquidez, custos controlados e beneficio fiscal:
- A gestão dos fundos é feita por profissionais com anos de experiência. Acompanhando diariamente as noticias e tendências económicas, estes profissionais conseguem muitas vezes antecipar os ciclos e efectuar as decisões corretas na gestão da carteira, procurando maximizar a valorização dos activos e obter rentabilidades superiores às dos próprios mercados;
- A maioria dos fundos tem uma liquidez elevada, já que pode resgatar as suas Unidades de Participação sempre que queira e encaixar o investimento e eventuais ganhos no dia seguinte à ordem de venda;
- Os custos são controlados, já que os fundos de investimento têm comissões tabeladas, quer de subscrição, resgate e gestão, se aplicável;
- Através deste produto pode obter uma maior diversificação na sua carteira de investimento, já que existe uma grande variedade de fundos, desde os que investem em moeda, empresas tecnológicas, energias renováveis, biotecnologia, amigos do ambiente, obrigações, etc;
- Alguns tipos de fundos de investimento têm a vantagem de ter benefícios fiscais, como por exemplo fundos reforma, poupança e fundos de seguradoras.
Tipos de fundos de investimento
Há duas classes de fundos, os abertos e os fechados. Nos fundos de investimento abertos, que são a maioria, os subscritores podem subscrever e resgatar as Unidades de Participação em qualquer dia útil, sempre que o pretendam. Nos fundos fechados existe um calendário com datas restritas de subscrição e resgate.
Basicamente existem 6 tipos de fundos de investimento mobiliário: Fundos de Acções, Obrigações, Tesouraria, Mistos, Fundos de Fundos, ETF (Exchange Traded Fund) e Outros.
Fundos de Acções
Os fundos de acções investem o seu capital em acções de empresas cotadas em bolsas de valores. Existem fundos genéricos que investem em acções de determinado índice bolsista, e fundos mais específicos que investem por áreas de actividade, como por exemplo nas tecnológicas, farmacêuticas ou energia, até aos mais selectivos que investem apenas em acções de empresas eticamente e ambientalmente responsáveis.
Os fundos de acções são aqueles que apresentam maior risco para o investidor, pois caso o mercado accionista tenha quebras significativas podem levar à perda de parte do valor investido, no entanto, a longo prazo este tipo de investimento é o que atinge as taxas mais altas de rentabilidade para os investidores.
Fundos de Obrigações
Os fundos de obrigações investem o seu capital em obrigações (títulos de divida) de empresas, de Estados Soberanos e Municípios. Este tipo de fundos tem um tipo de risco intermédio, entre os de Tesouraria e os de Acções.
O risco de cada fundo de obrigações depende em muito dos títulos de divida em que investe, se for em empresas e países com um rating elevado terá um menor risco, e provavelmente uma menor rentabilidade.
Fundos de Tesouraria
Os fundos de tesouraria são de todos, os que apresentam o menor risco, ou seja, são aqueles com maior certeza de manter o capital investido. Estes fundos investem por exemplo em produtos financeiros seguros e estáveis como Títulos do Tesouro, Depósitos a Prazo e Obrigações com vencimento inferior a um ano.
A legislação não permite que invistam em activos de maior risco como acções. Embora sejam os mais seguros, este tipo de fundos são também aqueles que apresentam menos probabilidade de altas rentabilidades.
Fundos Mistos
Os fundos mistos investem em acções e obrigações. O seu grau de risco e rendimento está associado à percentagem de cada um dos activos na carteira. Se tiver maior preponderância de acções terá um risco mais elevado, caso contrário será mais seguro.
Fundos de Fundos
Estes fundos são constituídos pela agregação de outros fundos de investimento, que podem ou não, pertencer à mesma sociedade gestora. Atenção às comissões destes fundos que podem ser superiores às dos outros tipos, pela duplicação de gestão.
ETF (Exchange Traded Fund)
O ETF é um fundo que tenta replicar um índice, sendo negociado numa bolsa de valores. Tem como objectivo conseguir rendimentos iguais ou superiores a esse indicador. Os ETF também são conhecidos como Fundos de Índice.
Existem ETFs de acções, que acompanham os principais Índices, como o PSI20 da Bolsa de Valores de Lisboa, ou índices internacionais como por exemplo o FTSE, NASDAQ ou STOXX500.
Existem também ETFs de Moedas (como o euro ou libra); commodities (como o ouro e petróleo); e Títulos (como títulos do tesouro).
Outros
Existem ainda os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) destinados a investir em empreendimentos imobiliários, os quais não aconselhamos (salvo raras excepções), pois têm comissões elevadas e fraca rentabilidade, para além do seu resgate estar condicionado para além de um ano.
Como escolher o fundo adequado para investir
Para escolher o fundo adequado para investir, deve ter em conta dois factores: O seu perfil de investidor e o prazo durante o qual quer aplicar o seu dinheiro.
Existem inúmeros testes disponibilizados pelos bancos para determinar qual o seu perfil de investidor, o qual está associado ao risco que irá tolerar para aplicar o seu dinheiro. Um risco elevado está associado a uma maior rentabilidade se os mercados estiverem de feição, caso contrário poderá implicar a perda de parte do capital investido.
Se tiver um perfil de investidor mais conservador opte pelos fundos de tesouraria ou por fundos de obrigações de baixo risco. Se tiver um perfil mais agressivo poderá optar pelos fundos de acções, fundos mistos ou ETFs.
Se o prazo de investimento for curto opte pelos fundos de tesouraria. Para prazos de investimento acima de 3 anos opte pelos fundos de obrigações, ou se o mercado accionista não estiver muito sobrevalorizado, ou após períodos de fortes correcções, pode considerar investir em fundos de acções, ETF ou fundos mistos.
Antes de escolher o fundo:
- Tenha em atenção, as comissões de subscrição, resgate e gestão, optando por aquelas que têm as taxas mais justas quando comparadas com o valor das Unidades de Participação;
- Dedique um pouco do seu tempo a analisar a Gestora do Fundo, a sua equipa de gestão e o historial da empresa;
- Analise o comportamento histórico da rentabilidade do fundo que pretende e compare-o com a rentabilidade de outros fundos do mesmo tipo de outras gestoras.
Gestoras Portuguesas de Fundos de Investimento
Lista das Sociedades Gestoras com sede em Portugal que disponibilizam fundos de investimento através dos bancos em território português: Bankinter Gestão de Ativos (BKGA), BBVA Fundos, BPI Gestão de Activos, Caixa Gestão de Ativos, GNB Fundos Mobiliários, Invest Gestão de Activos, IMGA, Montepio Gestão de Activos e Santander Asset Management.
Bankinter Gestão de Ativos (BKGA)
O Bankinter Gestão de Ativos (BKGA), sociedade gestora de ativos financeiros do Grupo Bankinter, disponibiliza um conjunto de Fundos de Investimento domiciliados em Portugal: Fundos Bankinter Rendimento e Bankinter Obrigações sem qualquer exposição ao mercado de acções, fundos Bankinter 20 PPR, Bankinter 35 PPR e Bankinter 55 PPR, com uma percentagem máxima em acções de 20%, 35% e 55%, respectivamente.
Estes fundos são comercializados através das agências do Banco Bankinter – Sucursal em Portugal e respectivos canal telefónico e canal internet.
O Bankinter Gestão de Ativos, S.A., está sediado na Morada: Praça Marquês de Pombal nº 13, 1º andar, 1250-162 Lisboa.
Contactos: Telefone: (+351) 211 144 281
Site: https://www.bankinter.pt/fundos/bkga/gestao-de-ativos
BBVA Fundos
A BBVA Fundos – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões disponibiliza em Portugal diversos fundos de investimento em acções, obrigações, mistos e Fundo de Pensões Aberto Poupança Reforma. Estes fundos são comercializados através do Banco BBVA em Portugal.
A BBVA Fundos – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. está sediada na Morada: Av da Liberdade, 222 – 1250-148 Lisboa.
Contactos: Telefone: +351 21 311 76 06; Fax: +351 21 311 73 29 e e-mail: cpfundos@bbva.com
Site: https://bbvaassetmanagement.com/pt/
BPI Gestão de Activos
O BPI Gestão de Activos é a Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário do Banco BPI. Foi constituída em 1990, e com a venda do BPI em 2018 ao CaixaBank, passou a ser controlada a 100% por este último.
O BPI Gestão de Activos, BPI Vida e Pensões e o BPI Global Investment Fund sediado no Luxemburgo, têm um portefólio de produtos de poupança, investimento e reforma, fundos nacionais e domiciliados no Luxemburgo, bem como fundos de pensões.
Os fundos do BPI Gestão de Activos são comercializados em Portugal pelo Activobank, Banco BPI, Banco Best, Banco de Investimento Global (BiG) e Banco Invest.
O BPI Gestão de Activos, SGFIM, S.A. está sediado na Morada: Rua Braamcamp, n.º 11, 4º Piso 1250-049 Lisboa.
Contactos: E-mail: bpi.gestao.activos@bancobpi.pt
Site: https://www.bancobpi.pt/bpigestaodeactivos
Caixa Gestão de Ativos
A Caixa Gestão de Ativos é a empresa do Grupo Caixa Geral de Depósitos responsável pela gestão de fundos de investimento mobiliário. A Caixa Gestão de Ativos nasceu em 1990 com o nome Caixagest.
A Caixa Gestão de Activos disponibiliza fundos de curto prazo, obrigações, mistos, Acções, Imobiliário e Fundos de Investimento alternativo. Estes fundos podem ser subscritos em Portugal através dos canais da Caixa Geral de Depósitos e do Best Bank.
A Caixa Gestão de Ativos Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, S.A., tem a sua sede na Morada: Avenida João XXI, nº 63, 1000-300 Lisboa
Contactos: Telefone: 21 790 5457 Fax: 21 795 3206 E-mail: cxa@cgd.pt
Site: http://www.caixagestaodeativos.pt
GNB Fundos Mobiliários (GNB FIM)
A GNB FIM foi constituída a 23 de Julho de 1987 e encontra-se registada na CMVM como intermediário financeiro desde 29 Julho de 1991, pertencendo ao Grupo Novo Banco. A GNB gere 13 fundos de investimento de acções, obrigações e mistos. Os fundos da GNB são comercializados através do Novo Banco, ActivoBank e Best Bank.
A GNB – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, SA tem sede na Morada: Rua Castilho, 26 1250-069 Lisboa.
Contactos: Telefone: +351 21 381 08 00 Telefone de Apoio: 707 206 692.
Site: https://www.gnbga.pt/
Invest Gestão de Activos
A Invest Gestão de Activos é uma sociedade gestora de fundos de investimento mobiliários que foi constituída em Março de 1998 e registada na CMVM nesse mesmo ano. Os seus fundos são comercializados através do banco Invest.
A Invest Gestão de Activos – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliários, S.A., tem sede na Morada: Av. Eng.º Duarte Pacheco, Torre 1, 11º andar, em Lisboa.
Contactos: Telefone: 213 821 700
Site: https://www.bancoinvest.pt/o-que-fazemos/institucionais/gestao-de-activos
IM Gestão de Ativos – IMGA
A IM Gestão de Ativos (IMGA) foi uma das primeiras sociedades gestoras de fundos de investimento mobiliário em Portugal, tendo iniciado a sua actividade em Abril de 1989.
A IMGA é a maior sociedade gestora independente de Portugal gerindo cerca de 2.400 milhões de euros de activos, composta por 29 fundos de investimento mobiliário disponibilizados aos balcões dos bancos Millennium Bcp, Activobank, Crédito Agrícola e EuroBic.
A IMGA está sediada na Morada: Av. da República, nº 25 – 5º A, 1050-186 Lisboa – Portugal
Contactos: IMGA Geral: +351 211 209 100 Apoio ao Cliente: 800 78 78 01 E-mail: imga_apoioclientes@grupocimd.com
Site: https://www.imga.pt/
Montepio Gestão de Activos
O Montepio Gestão de Activos é uma Sociedade Gestora de Fundos de Investimento criada em Maio de 1991 e registada na CMVM como intermediário financeiro autorizado desde 6 de Fevereiro de 1992. Os fundo são comercializados através dos diversos canais do Banco Montepio em Portugal.
O Montepio Gestão de Activos tem sede na Morada: Rua do Carmo 42, 7º piso, Sala D, Lisboa.
Contactos: Telefone: +351 210 416 002, Fax: +351 210 416 006, Phone24: 707 20 20 24, E-mail: geral@gestaoactivos.montepio.pt.
Site: https://www.montepio.org/institucional/grupo-montepio/montepio-gestao-de-activos/
Santander Asset Management
O Santander Asset Management é uma Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário detida a 100% pelo Banco Santander, registada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários como intermediário financeiro autorizado desde Julho de 1991. Os seus fundos podem ser subscritos através do banco Santander Totta, Banco BiG, Activobank e Banco Best.
O Santander Asset Management – SGOIC, S.A. tem a sua sede na Morada: Rua da Mesquita, 6 – 1070-238 Lisboa (Portugal)
Contactos: Telefone: 21 052 66 12 e Fax: 21 370 58 78
Site: https://www.santanderassetmanagement.com
Existem também Fundos de Investimento internacionais geridos por Sociedades sediadas na Europa e América do Norte que são comercializados através de diversos Bancos em Portugal.