Informação sobre a Crypto.com em Portugal

Logo da plataforma de criptomoedas Crypto.comO modelo da Crypto.com assemelha-se mais a um banco de criptomoedas do que a uma plataforma de negociação de moedas virtuais.

Disponibilizando uma das plataformas de criptomoedas mais completas do mercado, permitindo comprar/vender cerca de 100 criptomoedas de todo o Mundo através de cartão de débito/crédito ou transferência bancária, efetuar aplicações a prazo com juros anuais líquidos até 12% ao ano (Crypto earn), empréstimo colaterizado pelas próprias moedas virtuais (Crypto credit), recompensas ao carregar o telemóvel ou comprar cartões presente (Crypto Pay) e Cartão Visa grátis com cashback (Crypto Card) até 8% do valor gasto, entre outras funcionalidades.

Muitas das vantagens e benefícios são baseados na moeda CRO, que é o token nativo da corrente Crypto.org. Foi criada para construir uma rede de projetos de criptomoedas e desenvolver a capacidade dos comerciantes de aceitarem as criptomoedas como forma de pagamento.

Formas de aceder à Crypto.com

As funcionalidades da Crypto.com são disponibilizadas através de uma app para Android e iOS, que não têm uma versão na web.

No entanto disponibilizam a Crypto Exchange na web, uma corretora online para negociação de criptomoedas, ao estilo de uma bolsa de valores, com conta à vista e margem (3x), Derivados (contratos futuros perpétuos), empréstimo usando como colateral as próprias moedas que não quer vender, Supercharger que é uma plataforma de mineração de liquidez simples, The Syndicate que é uma plataforma de angariação de fundos para que os projetos de cripto mais promissores listem as suas moedas ou tokens, Soft Staking (depósito flexível com recompensa em juros) e depósito de CRO para obter benefícios.

A transferência de criptomoedas entre a app e a exchange do mesmo utilizador é gratuita e não está sujeita a taxas (gas fee).

Como abrir uma conta em Portugal

Pode abrir uma conta apenas no Crypto Exchange, se o seu objetivo for apenas negociar criptomoedas, no entanto aconselhamos a abrir a conta através da app. A abertura de conta na app não tem custos nem obriga a aquisição de qualquer moeda/produto/serviço.

A conta que abrir na app servirá também para aceder à Crypto Exchange.



A abertura de conta na app foi testada por nós, e demorou 10 minutos até estar devidamente autenticada através de cartão de cidadão.

Abertura de conta na App (com bónus de $25 USD)

Se usar a nossa referência https://crypto.com/app/d7vahvex33 para se inscrever na Crypto.com, ambos receberemos uma recompensa de $25 USD em CRO (moeda digital). Só vamos receber este bónus se selecionar um cartão de débito grátis Ruby ou superior. (Veja a nossa secção de cartões).

O primeiro passo é descarregar e instalar a aplicação móvel crypto.com através da App Store (iOS) ou Google Play (Android).

Depois de preencher o nome completo, numero de telemóvel e o endereço de e-mail, a app digitaliza um documento de identificação, cartão de cidadão ou passaporte. O número de telemóvel é confirmado com o envio de um SMS com código e o endereço de e-mail com o envio de uma mensagem. Aquando da inscrição se no Referral Code (código de referência) colocar d7vahvex33.

Abertura de conta na Exchange (com bónus de $50 USD)

Se já abriu conta através da app (recomendável), o processo de conclusão de abertura de conta na Exchange é bastante simples.



Basta clicar no link https://crypto.com/exch/d7vahvex33 e escolher a opção de login através dos dados da app. Ao definir a password passará a efetuar o login com o e-mail definido anteriormente na app.

Se pretende abrir conta apenas na Exchange, terá de preencher o seu nome, indicar um e-mail válido, nacionalidade, data de nascimento, e o Referral Code com o código d7vahvex33 que dará um bónus de $50 USD a ambos, se efetuar uma aplicação a prazo de 5.000 CRO com juro de 10% ao ano e desconto nas comissões de bolsa.

Dicas para aumentar a Segurança na app e Exchange

Sempre que quiser aceder à app tem de introduzir um código com 6 algarismos que foi definido por si aquando da inscrição.

Recomendamos fortemente que aumente a segurança de acesso à app e à Exchange, habilitando a autenticação 2 fatores (menu configuração), através da instalação da app Authenticator da Google, que gera códigos de validação. Saiba mais sobre o Authenticator no site da Google.

Também aconselhamos a habilitação do código anti-phishing. Ao escolher esta opção define um conjunto de caracteres que são enviados em todos os e-mails legítimos. Assim quando abrir um e-mail enviado pela Crypto.com verá no canto superior direito os caracteres que definiu, uma prova de autenticidade que o remetente é mesmo a Crypto.

Produtos e Funcionalidades na App da Crypto

Na app pode negociar em criptomoedas, manter uma carteira em moedas digitais e uma carteira em euros, usufruir de um cartão de débito/crédito VISA gratuito com cashback, fazer aplicações a prazo, pedir empréstimos e obter novas criptomoedas através do Supercharger.

As taxas de juro dos depósitos a prazo e dos empréstimos dependem do tipo de cartão de débito/crédito que pedir.

Vantagens e desvantagens da App

As vantagens e desvantagens da app da Crypto que encontramos.

Vantagens

  • Sem comissões de compra e venda por cartão de crédito ou débito nos 30 primeiros dias, ou permanentemente através da conta Fiat em euros;
  • Diversos produtos bancários, como cartão de débito, depósitos e empréstimos;
  • A conta Fiat em euros está associada a uma instituição financeira na Lituânia, e portanto, protegida pela garantia em vigor no Espaço Europeu;
  • Segundo o site cryptonews.com, o Crypto.com é uma das poucas plataformas que ainda não foi pirateada.

Desvantagens

  • Pode demorar alguns dias até conseguir perceber e estar à vontade com as funcionalidades da app;
  • Não permite colocar ordens limite na compra e venda de criptomoedas.

Carteira em Euros

A app tem uma carteira Fiat (euros, dólares, libras, etc) para a qual pode transferir euros da sua conta de um banco em Portugal. As transferências entre a carteira Fiat da app e uma conta num banco em Portugal são gratuitas.

A partir do dinheiro disponível nesta carteira pode carregar o seu cartão de débito VISA ou comprar criptomoedas sem comissões.

Negociação de Criptomoedas

Na app pode comprar ou vender cerca de 90 das mais importantes criptomoedas. O processo de compra e venda é feito ao melhor, ou seja, não lhe permite colocar uma ordem a determinado preço.

Durante os primeiros 30 dias a compra de criptomoedas através de cartão de débito ou crédito está isenta de comissões. A compra também está isenta de comissões sempre que o pagamento seja efetuado através da carteira Fiat desde que tenha euros suficientes para pagar a transação.

Após o período gracioso as transações pagam uma comissão entre 2,99% e 3,99% quando o pagamento for efetuado através de cartão de crédito ou débito.

Cartão Visa grátis com cashback de 1%, 2%, 3%, 5% e 8%

Benefícios do Cartão Visa da Crypto.com

O cartão de débito Visa da Crypto é gratuito, não tem custos mensais, anuais, de envio ou de subscrição, e devolve entre 1% e 8% do valor de compras (de acordo com o tipo de cartão selecionado).



O único compromisso que o subscritor tem de fazer é possuir a moeda CRO e aplica-la por 180 dias. Existem vários patamares de valores a aplicar, quanto maior o montante, melhor serão os benefícios do cartão.

Outros benefícios incluem devolução da taxa Spotify, Netflix, Amazon Prime, 10% de desconto na Expedia e Airbnb, Pacote de Merchadising de boas-vindas, acesso a Sala VIP de aeroportos, entre outros.

O cartão de débito é em metal, de uma só cor, em que a única obrigação é manter uma aplicação na criptomoeda CRO por 180 dias desde o inicio da subscrição. No fim do prazo pode resgatar a aplicação.

Para aderir ao cartão, veja como abrir conta na App. Depois de efectuar a aplicação na moeda CRO exigida para o tipo de cartão que pretende, é necessário fazer prova da morada.

A prova da morada é feita através da app, que digitaliza uma factura recente de água, energia, telecomunicações ou documento bancário, onde conste a morada para onde será enviado o cartão. No nosso caso, a verificação da morada demorou 24 horas, e o cartão foi emitido poucas horas depois, passando a ser possível utiliza-lo para pagamentos online. O cartão físico chegou 7 dias úteis depois.

Depósito a prazo de critpomoedas com juros anuais até 12% ao ano

Pode receber até 12% de juros ao ano nos depósitos a prazo no Crypto Earn. A taxa de juro Nominal Liquida do depósito depende de 3 factores: O tipo de criptomoeda, o prazo do depósito (flexível, 1 ou 3 meses) e do cartão VISA Crypto de que é titular.



Veja a tabela com as taxas de juro para cada tipo de criptomoeda aceite.

  Flexível Flexível 1 Mês 1 Mês 3 Meses 3 Meses
Montante Staked em USD 400 ou menos 4.000 ou mais 400 ou menos 4.000 ou mais 400 ou menos 4.000 ou mais
CRO 2% 2% 4% 4% 6% 6%
BTC 0.2% 0.25% 1.5% 2% 2% 3%
ETH 0.2% 0.25% 1.5% 2% 3% 4%
ATOM, EGLD, FTM 0.35% 0.5% 2.5% 3.5% 4.0% 5.0%
MATIC 0.35% 0.65% 3% 5% 5.5% 7%
DOT 1.15% 1.45% 8% 10% 11% 12.5%
AVAX, ONE, ZIL, NEAR 0.25% 0.55% 2% 4% 4% 6%
SOL 0.25% 0.4% 2% 3% 3% 4.5%
Stablecoins 0.4% 0.55% 3% 4% 4.5% 6.5%
Outros Tokens 0.1% 0.25% 1% 2% 2% 3%

Funcionalidades da Exchange Crypto

A plataforma Exchange Crypto disponibiliza uma corretora online de criptomoedas, empréstimos, negociação de derivados, conta à vista e conta à margem para a negociação em margem, programa de afiliados, ganhar juros diários do saldo em criptomoedas, descontos nas taxas de negociação e participação no Syndicate ao aplicar a moeda CRO e Supercharger (permite ganhar recompensas).

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens e desvantagens que detectamos na Exchange Crypto.

Vantagens

  • Ganha 2% em moeda CRO de todas as transferências de criptomoedas de carteiras exteriores durante os primeiros 30 dias (limite de 500 CRO);
  • Permite ganhar 2% de juro (taxa anual) pelo saldo (os juros são creditados diariamente);
  • Compra e venda de criptomoedas através de ordens limite, mercado, stop limit e stop loss;
  • A taxa de trading é baseada em volume, quanto mais se transaciona menor a taxa;
  • Participação no The Syndicate, plataforma de angariação de fundos para que os projetos de cripto mais promissores listem as suas moedas ou tokens na Exchange, e que receberão prioritariamente a atribuição de tokens para esses eventos com um desconto.

Desvantagens

  • Não tem carteira de moedas fiduciarias (Fiat) como o Euro, Dólar, Real, etc, nem aceita transferência destas moedas;
  • Todas as compras e vendas utilizam como moeda base o CRO, USDT e BTC;
  • As ordens de compra e venda não têm data limite.

Corretora Online

Painel da corretora de criptomoedas crypto.com

No Exchange pode negociar cerca de 100 criptomoedas, desde as populares Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e DOGE, até às recentemente incorporadas TFUEL, MIR e AXS.

Para comprar ou vender moedas pode colocar uma ordem limitada (preço fixo) ou uma ordem de mercado (executada ao preço disponível). Também pode colocar ordens avançadas Stop Limit / Take Profit Limit e Stop Loss / Take Profit.

A comissão mais alta de negociação é de 0,4% para a compra e para a venda. Existem 9 níveis de comissões de acordo com o volume de negociações dos últimos 30 dias, sendo que no nível mais elevado é de 0,04% na compra e 0,12% na venda.

O Exchange também dá descontos nas comissões de acordo com o montante aplicado em moeda CRO, sendo que no limite as comissões serão nulas.

Derivados

Lista dos derivados na Exchange da Crypto.com

A negociação de derivados permite que você possa beneficiar de qualquer condição no mercado de criptomoedas, assumindo posições curtas ou longas.

Pode negociar contrato de futuros (Um contrato de futuros é um produto derivado que acompanha o desempenho de um ativo virtual subjacente, como BTC. Tem uma data de expiração fixa e utiliza um mecanismo de pagamento regular entre as contrapartes) como o BTCUSD.

O Exchange da Crypto tem disponível contratos perpétuos. A negociação de contrato perpétuo permite que os utilizadores elegíveis usem alavancagem para abrir uma posição maior do que o saldo da conta.

Supercharger

O Supercharger é uma plataforma de mineração de liquidez simples, flexível e segura que permite depositar a criptomoeda aceite no evento a decorrer, com a opção de retirar a qualquer momento, a fim de minerar os tokens mais populares de DeFi.

Durante o período do carregamento (por exemplo 30 dias) pode depositar e retirar a criptomoeda aceite, e durante o período de recompensa (igual ao período de carregamento), irá receber o valor da recompensa que corresponde à Pro-rata com base na participação do utilizador na pool de liquidez total.

Por exemplo, um dos programas a decorrer, tem um período de carregamento de 45 dias em criptomoeda CRO, e uma recompensa total em token SHIB com um valor de 2 milhões de USD, a distribuir em 45 dias.

Conclusões

Na nossa opinião o Crypto.com tem duas plataformas (app e exchange) de excelente qualidade que abrangem desde os investidores iniciantes até aos profissionais, no entanto poderá ainda melhorar.

A quantidade de produtos de investimento é de facto insuperável, relativamente a outros concorrentes, como a Coinbase.

Grandes empresas na vanguarda tecnológica como a Tesla, Palantir ou a MicroStrategy, ETFs como o ARKW e GBTC têm investido fortemente em criptomoedas, em contrapartida, representantes da economia tradicional têm feito sérios avisos sobre o risco destes activos. A História da Humanidade está repleta deste tipo de confrontos.

O nosso conselho para investidores iniciantes e/ou de baixo perfil de risco, que querem acompanhar a evolução destes activos, é abrirem uma conta na app, requisitarem um cartão VISA Ruby, que lhes dará uma recompensa de 2%, comprarem baixos montantes de Stablecoins (moedas estáveis que acompanham activos como o dólar dos Estados Unidos – USDT e USDC, Dólar Australiano – GAUD, Libra Esterelina – TGBP ou Dólar Canadiano – TCAD) e colocarem a prazo por 3 meses com uma taxa liquida de 10% ao ano, creditada na conta semanalmente.