Apps para agregar contas (open banking) dos Bancos em Portugal

Nosso símbolo do Open Banking (Banco aberto)Os dados de uma conta num Banco em Portugal, já podem ser acedidos por prestadores de serviços de pagamentos, com o consentimento expresso do titular, que assim disponibilizam serviços que têm por base os dados das suas contas e lhe permitem gerir as mesmas sem precisar de entrar em contacto com os seus bancos.

O que é o Open Banking (Banco Aberto)

O Open Banking (em português, banco aberto) é um sistema seguro que disponibiliza aos prestadores autorizados acesso às suas informações financeiras.

Este sistema abriu caminho para novos produtos e serviços que podem ajudar os clientes e as pequenas e médias empresas a obter mais vantagens. Também permite uma visão mais detalhada das suas contas, ajudando a encontrar novas formas de rentabilizar ao máximo o seu dinheiro.

O Diploma da Comunidade Europeia PSD2 (Segunda Directiva dos Serviços de Pagamento) regula este sistema no Espaço Europeu e permite que qualquer banco ou entidade financeira autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal possa assim ter acesso às suas contas e cartões de crédito, mesmo que sejam da concorrência, desde que dê autorização expressa para tal.

Como começar a utilizar o Open Banking

Se já utiliza actualmente serviços bancários através de uma aplicação móvel (app) ou através de conta online, então a transição para o Open Banking será fácil. Descubra na nossa lista as entidades financeiras autorizadas que já disponibilizam apps e que já estão a usar o Open Banking para criar novos serviços.

Algumas vantagens

Pode consultar todas as suas contas bancárias e respectivas aplicações financeiras, despesas, pagamentos, poupanças sem ter de andar a saltar de aplicação em aplicação.

Isso pode ajudá-lo a planear, encontrar as melhores ofertas e comprar os produtos e serviços mais adequados.

Com o Open Banking, pode efectuar pagamentos directamente do seu banco, tal como efectuava com a app da sua instituição.

Permite organizar de forma automática todas os movimentos de despesas em categorias, como Alimentação, Combustível, Transportes, Saúde, Compras, Lazer, entre outros.

Algumas apps permitem até associar um site de comparação de preços que o poderá aconselhar a comprar alguns produtos ou serviços por preços mais acessíveis.

Bancos que disponibilizam apps para agregar contas

Classificamos as apps existentes, todas de utilização gratuita, em duas categorias:

  • Autónomas: Nesta categoria incluímos todas as aplicações digitais cuja utilização não depende do banco ou instituição onde detém a conta bancária;
  • Proprietárias: Para utilizar esta categoria de apps terá de ter conta na instituição financeira que a disponibiliza.

Apps Autónomas

Unido do Wizink

App Unido do banco Wizink

O Unido é uma app do WiZink Bank que permite a junção de diversas contas bancárias e cartões de crédito.

Funcionalidades: Agrega os saldos e movimentos das contas bancárias e cartões de crédito num só local; junta todos os movimentos e despesas classificados por categoria, dando uma perspectiva consolidada das despesas; permite visualizar e comparar para diferentes datas, os montantes totais dos rendimentos e despesas, por entidade e globais.

Principal Vantagem: A única app que permite associar os seus cartões de crédito de várias entidades.

Mais informação em https://www.unido.pt/

Dabox da CGD

App Dabox da Caixa Geral de Depósitos

A app Dabox é a solução Open Banking da Caixa Geral de Depósitos, embora não seja preciso ter conta bancária nesta instituição para a poder utilizar, estando disponível para todos os portugueses maiores de 18 anos com NIF português válido.

Funcionalidades: Permite adicionar todas as suas contas à ordem e beneficiar de uma visão agregada dos seus saldos e movimentos; Organiza as despesas por categorias podendo definir limites para os gastos; Conselhos para melhorar a gestão financeira e atingir os objectivos de poupança e despesa.

Principal vantagem: Definição de limites para organizar e controlar melhor as despesas.

Mais informações em https://www.dabox.pt/

Lydia app

Ecrã da app Lydia

Lydia é uma app que permite controlar todas as contas bancárias; efectuar transferências; criar bolsas de dinheiro; pagar com o Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay; criar contas conjuntas, efectuar pagamentos frequentes; enviar pagamentos aos amigos através de SMS ou e-mail; e pagamentos por código QR.

A Lydia app permite ainda ter um cartão associado a todas as contas, cartões virtuais e um IBAN único (brevemente).

Mais informações em https://lydia-app.com/

Apps Proprietárias

BPI App

Com esta aplicação os clientes BPI podem de forma imediata consultar e gerir as suas contas, cartões, poupanças e investimentos neste banco. Também é possível associar as contas de outros bancos e fazer a transferências dessas contas através da BPI App. Saiba mais sobre o BPI no nosso site, ou aceda à página da app do BPI para mais informações.

App Millennium

A App Millennium permite o acesso ao Banco a qualquer Cliente utilizador do site millenniumbcp.pt, através de um smartphone Android ou iPhone. Com esta aplicação pode aceder às suas contas do banco Millennium Bcp e movimentar o seu património financeiro. A app Millennium tem uma opção que permite associar contas de 17 outros bancos aderentes à solução SIBS API Market.

Saiba aqui mais sobre as soluções de aplicações móveis deste banco, ou consulte a nossa página do Millennium BCP para mais informações.

App ActivoBank

A App Activobank permite consultar o saldo e movimentos, fazer transferências nacionais e internacionais, pagamentos de serviços, gerir as poupanças, gerir os cartões de crédito, simular e pedir um Crédito Pessoal e simular Crédito Habitação – todas estas funcionalidades apenas disponíveis na conta do ActivoBank.

A app ActivoBank tem uma opção que permite associar contas de 17 outros bancos aderentes à solução SIBS API Market.

BiG Mobile

A app BiG Mobile permite consultar a posição integrada da sua conta neste banco bem como a carteira de títulos, movimentos, histórico de ordens e ordens activas, negociação de títulos, consulta e subscrição de depósitos a prazo informações dos mercados com cotações em tempo real de índices, títulos, câmbios, taxas de juro, obrigações e commodities.

Esta app está disponível para quem tem conta no Banco BiG e permite associar contas de outros bancos. Pode consultar em https://big.pt/OndeInvestir/BigMobile/ as aplicações móveis disponíveis.

App Best Bank

Best Bank app com botão para adicionar contas de outros bancos

Com a app Best Bank pode consultar os movimentos de conta, o património financeiro, efectuar pagamentos / transferências / carregamentos, gerir cartões, consultar carteiras de acções / warrants /ETF / Fundos de Investimento e Obrigações.

Esta aplicação móvel do banco Best Bank, permite negociar em bolsa acções, Warrants, ETF’s e Obrigações, visualizar streamer de acções em tempo real e consulta de índices de mercados accionistas.

Também é possível a subscrição de fundos de investimento, constituição de depósitos a prazo e acesso a leilões de de depósitos.

Desde Fevereiro de 2020 que a app Best Bank permite adicionar contas e consultar saldos e movimentos de outros bancos.

Conclusão

As apps com integração do Open Banking (Banco Aberto) prometem trazer uma nova fase do relacionamento dos bancos com os seus clientes. Para os utilizadores com várias contas bancárias estas aplicações são vantajosas já que permitem consolidar toda a sua informação financeira.

Com a consolidação dos dados de movimentos, poupanças, despesas e investimentos podem ser oferecidas inúmeras funcionalidades e ferramentas de gestão financeira. Por outro lado, pela análise dos dados, estas apps podem ir mais longe, e propor novos produtos e serviços mais vantajosos financeiramente, fazendo com que os utilizadores possam “trocar” de fornecedor de serviços e produtos, estimulando a concorrência.

Ainda que da parte do utilizador, possa existir algum desconforto pela partilha de dados e a nível de segurança, o sistema Open Banking é seguro e confiável, pois é supervisionado pelo Banco de Portugal.